Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

se nos alimentassemos e vivessemos como nossos pais, não seriamos obesas e teriamos uma vida mais longa....

Vocês se lembram do que comiam em sua infância? eu me lembro de tudo! pra quem tem a minha faixa etária ou um pouco menos, tambêm vai lembrar daquela época feliz, na qual nós viviamos livres, vivendo intensamente tudo ao mesmo tempo.
Não me lembro de comer tanta porcaria como as crianças de agora, minha infância foi muito simples mesmo, mas não a trocaria pela que meus filhos vivem agora, devido a tanta crueldade nesse mundo,
Danoninho, eu não conhecia nem o cheiro, chips era um lucho! entre outras coisas como creme de leite, empanados, cereais, chocolates, sanduíches? ninguem me apresentou kkk
Nossa alimentação tão simples, era a correta, a que trazia saúde e muitos hoje estão voltando a se alimentar desse jeito. Nosso café da manhã era mingau de fubá com manteiga, ou fubá suado( um fubá passado na manteiga, quem conhece deve estar com água na boca, aqui em minas é muito comum) , um leite que é aquele que vende até hoje no saquinho, no almoço era arroz, feijão, carne (geralmente cozida) ou frango,muita verdura e legumes, na sobremesa laranja ou outra fruta mais bararata, sobremesa de domingo era doce de mamão  verde ou cidra, ou figo, tudo feito em casa mesmo.
Bincávamos na rua, corríamos,queimando todas as calorias e fortalecendo os ossos, porque menino naquela época saía de dia e só voltava quando a barriga tava vazia  kkkkkk.
Então porque não   voltar nos alimentar assim? claro que com moderação, e tentando comer mais frutas, verduras, legumes, carnes cozidas, trocar as sobremesas feitas com leite condensado ou creme de leite e substituí-las por frutas? está tudo  nosso alcançe, e os alimentos estão mais enriquecidos, com mais variedades, como os integrais. 
Somos os espelhos de nossos pais em todos os sentidos, mas uma das coisas que mais nos enfluenciam são os
 hábitos alimentares.Tenho um paizão com 78 anos, corpo bem modelado,mente extremamente lúcida, o danado consegue se lembrar de todas as datas de aniverssário de mais de 50 pessoas da família, anda de bicicleta todos os dias, consegue dar a volta em uma lagoa gigantesca como a lagoa da pampulha. com uma bicicleta monark. aquela de 1974 com um banquinho fofinhokkkk meu marido não consegue acompanhá-lo.
já casou de novo, depois que ficou viúvo(com minha sogra rsrsrs), é aposentado mas trabalha na roça, sem perder o pique o dia todo.
no café da manhã é uma batata doce cozida com café, antes do almoço uma banana( é a preferida dele, por isso que anda tanto de bicicleta e não tem cãimbra) almoça muito bem muita verdura de folha, muito legume) tira a soneca básica, toma café da tarde e janta as 18:00 e dorme 21.00 hábitos muito simples, que dão qualidade ede vida e prolongam a vida, é bom seguir esse exemplo...alimentação saudável, sem produtos industrializados, com pouco sal, exerc´cios físicos e muita leitura, todos nós temos acesso a isso tudo, mas as vezes queremos só comodidade, né? ou por falta de tempo mesmo... mas pelo fato de meu marido ser do interior, ele tambêm tem quase todos os hábitos. e meus filhos tambêm são assim, gostam de frutas, legumes, gostam de um bom macarrão com corante( nada de creme de leite ou maionese) salada todo dia, bom azeite, sobremesa pra eles é melancia ou laranja, e um franguinho com quiabo) eu engordeu porque saí muito fora desses hábitos, mas agora que estou temporiariamente em casa, já corrigi a alimentação e estou emagrecendo com muita saúde.
um beijo divas!

minha alimentação  até agora:
café da manhã;

2 fatias de pão integral com manteiga diet
1 xícara  de café com leite e adoçante
1 fruta

lanche da manhã;
1 fruta
1 xícara de chá 30 ervas

almoço:

arroz, feijão, 1 pedaço de batata doce cozida, 2 pedaços de costelinha cozida
mostarda refogada no azeite,
beterraba, 1  pedaço de batata cozida
pepino, alface e tomate com azeite
sobremesa;1 laranja

2 comentários:

  1. Eita mulher que escreve bem hein e onde vc foi mexer lá no passado ,sou mineira uai, e comi tudo do que falou lembrei-me da minha vó me dando leite magnesia, biotonico,entre outros e fazia um delicioso mingal de fubá!Proto me emocionei, xô saudades!Amei o post!Parabens!
    Ah!que filho lindo o seu hein!
    Bjus
    Ro

    ResponderExcluir
  2. Eu voltei no tempo lendo seu post. Era exatamente assim. Vivíamos na simplicidade quase todos os dias. Alimentação diferente era dia de festa. Eu tive acesso à guloseimas, mas a alimentação em casa era saudável, apesar da comida nortestina. Bjs!

    ResponderExcluir